Arquivo Mensal: Junho 2021

  1. O que muda no corpo humano quando envelhecemos

    Com a chegada da vida adulta, alterações naturais e graduais começam a acontecer no corpo humano, de maneira física, mental e metabólica. Esse processo contínuo e natural da vida é o envelhecimento. Os cuidados com o corpo e a mente possibilitam viver um envelhecimento saudável, permanecer ativo, independente e evitar distúrbios.

    Durante o envelhecimento, células individuais e órgãos completos mudam. Conheça algumas das transformações:

    Envelhecimento celular: As células do corpo humano são programadas para morrer e dar lugar à novas células quando envelhecem ou não são mais capazes de executar ações. Essa é uma parte normal do funcionamento do corpo humano. No entanto, o envelhecimento celular está associado a um pior funcionamento está associado. 

    Envelhecimento dos órgãos: Com o auge das funções corporais, que ocorre por vol

    Leia mais »
  2. Doação de sangue: um convite para fazer o bem

    Os meses mais frios do ano são o momento em que os bancos de sangue mais enfrentam dificuldades, já que existe uma baixa no número de doadores. Como forma de incentivo à essa campanha tão importante, nasceu o Junho Vermelho, mês que também é marcado pelo Dia Mundial do Doador de Sangue. Essa campanha conscientiza sobre como a doação de sangue é essencial em qualquer momento. 

    Maria do Carmo Favarin, médica hematologista, explica que a porcentagem atual de doadores de sangue ainda é muito pequena para a população brasileira. Em entrevista, também fala quais são os requisitos básicos para realizar a doação de sangue, as contraindicações que existem para proteger o doador e o receptor, e quantas vidas são salvas com apenas uma doação. Também, explica qual é o tempo necessário para que o volume de sangue, a quantidade de hemácias e o estoque de ferro sejam reestabelecidos no organismo do doador, e quais são os processos que acontecem depois da doação de sangue, com o ob

    Leia mais »
  3. Sabia que dormir bem é essencial para a saúde?

    O simples ato de ter uma boa noite de sono traz muitos benefícios para a saúde, tendo grande importância para o organismo. Durante a noite, enquanto dormimos, o nosso corpo começa a exercer algumas atividades de restauração, entre síntese de proteínas, reparo nos tecidos danificados durante o dia, recuperação de energias e crescimento muscular. Segundo especialistas, um adulto precisa dormir, pelo menos, de 7 a 8 horas diárias, enquanto um adolescente deve ficar na média de 8 a 10 horas de sono, a criança de 9 a 13 e um bebê necessita dormir de 12 a 16 horas no dia.

    Mas como dormir bem pode nos ajudar? Entre os benefícios que uma boa noite de sono pode proporcionar ao organismos, estão a melhora da imunidade, da concentração e do humor, além de manter uma mente, coração e físico mais saudáveis, isso sem contar os acidentes que previne, que geralmente ocorrem por conta do cansaço. Mas uma noite bem dormida de sono previne o indivíduo também contra:

    • A obes
    Leia mais »