Os meses mais frios do ano são o momento em que os bancos de sangue mais enfrentam dificuldades, já que existe uma baixa no número de doadores. Como forma de incentivo à essa campanha tão importante, nasceu o Junho Vermelho, mês que também é marcado pelo Dia Mundial do Doador de Sangue. Essa campanha conscientiza sobre como a doação de sangue é essencial em qualquer momento. 

Maria do Carmo Favarin, médica hematologista, explica que a porcentagem atual de doadores de sangue ainda é muito pequena para a população brasileira. Em entrevista, também fala quais são os requisitos básicos para realizar a doação de sangue, as contraindicações que existem para proteger o doador e o receptor, e quantas vidas são salvas com apenas uma doação. Também, explica qual é o tempo necessário para que o volume de sangue, a quantidade de hemácias e o estoque de ferro sejam reestabelecidos no organismo do doador, e quais são os processos que acontecem depois da doação de sangue, com o objetivo de prepará-lo para o seu receptor.

Assista a entrevista completa abaixo, e entenda a importância do tema. Procure o hemocentro mais próximo e faça o bem. Doe sangue.