Com a chegada da vida adulta, alterações naturais e graduais começam a acontecer no corpo humano, de maneira física, mental e metabólica. Esse processo contínuo e natural da vida é o envelhecimento. Os cuidados com o corpo e a mente possibilitam viver um envelhecimento saudável, permanecer ativo, independente e evitar distúrbios.

Durante o envelhecimento, células individuais e órgãos completos mudam. Conheça algumas das transformações:

Envelhecimento celular: As células do corpo humano são programadas para morrer e dar lugar à novas células quando envelhecem ou não são mais capazes de executar ações. Essa é uma parte normal do funcionamento do corpo humano. No entanto, o envelhecimento celular está associado a um pior funcionamento está associado. 

Envelhecimento dos órgãos: Com o auge das funções corporais, que ocorre por volta dos 30 anos, se inicia um declínio gradual. O declínio da função de um órgão pode atingir o funcionamento de outro.

Isso torna os idosos menos capazes de lidar com atividades físicas vigorosas, mudanças de temperatura extremas e distúrbios. O coração, vasos sanguíneos, órgãos urinários (como os rins) e o cérebro são os órgãos menos propensos a funcionarem bem sob estresse.

 

Ossos: Osteopenia e osteoporose são a perda de densidade óssea. Quando ocorre de forma grave, torna os ossos mais fracos e propensos a se quebrarem. Os ossos que mais enfraquecem são o fêmur, as vértebras, o rádio e o cúbito: a cabeça do fêmur no quadril, os ossos da coluna e as extremidades dos ossos do braço e do pulso.

Articulações: A garganta se comprime, o que pode fazer com a que a pessoa se asfixie com mais frequência e seja mais difícil para ela engolir. A coluna se torna mais curta, explicando a perda de estatura que ocorre com os idosos. Os ligamentos e os tendões se tornam menos elásticos e as cartilagens que revestem as articulações afinam. Rompimentos levam mais tempo para serem curados.

Músculos: Fazer exercício físico regular para fortalecer os músculos pode evitar a perda de massa muscular e força e até aumentá-las. Da mesma maneira, em períodos de inatividade física, idosos perdem a massa muscular e força muito mais rápido que os jovens.

Por exemplo, um repouso absoluto durante uma doença pode acelerar muito a perda de massa muscular e força. 

Gordura corporal: Ao redor dos 75 anos de idade a porcentagem de gordura no corpo praticamente dobra.

 

Olhos: Os olhos passam a mudar com o começo da meia-idade, dando os primeiros sinais do envelhecimento. É mais difícil enfocar objetos próximos, enxergar com a luz clara brilhante e reagir a mudanças na luz.

A percepção das cores muda, a percepção da profundidade é comprometida, os olhos parecem mais secos e a quantidade de gordura ao redor deles diminui. Pessoas com 60 anos precisam de três vezes mais luz para ler do que quem tem 20 anos.

Ouvidos: Os sons de alta frequência são ouvidos com mais dificuldade. Consonantes têm alta frequência e vogais são de baixa frequência, ou seja, idosos ouvem bem as vogais e as consonantes não, então é mais difícil compreender o que está sendo dito.

Dito isso, quando um idoso tem problemas para entender o que se diz, articular claramente as consonantes é mais produtivo do que falar alto.

Boca: A percepção do doce e do salgado são alteradas junto da perda de sensibilidade nas papilas gustativas, sofrendo mais redução de percepção do que a ocorre com o azedo e o amargo. Há menos produção de saliva, retração da gengiva e desgaste do esmalte dos dentes

Nariz: Perceber sabores é mais difícil. Perceber odores também. Além disso, o nariz cresce, se amplia, e a sua ponta tende a se curvar.

 

Pele: A pele tende a ficar mais fina, menos elástica e mais seca, já que menos colágeno e elastina são produzidos. Se expor ao sol ao longo dos anos contribui para uma pele enrugada, áspera e manchada, por isso quem evita a exposição à luz solar tende a parecer mais jovem.

As pessoas suam menos e são mais sensíveis à dor, temperatura e pressão. Lesões são mais prováveis de acontecer, a pele fica menos protegida contra a radiação ultravioleta (UV) e a luz solar, e há mais deficiência de Vitamina D.

Cérebro: Após os 70 anos de idade, algumas funções mentais podem ser sutilmente reduzidas, como o vocabulário, a memória de curto prazo, a capacidade de aprender coisas novas e de lembrar palavras. Apesar dos idosos reagirem e fazerem tarefas de forma mais lenta, com o tempo, eles passam a realizá-las de modo preciso.

Sistema nervoso: Os sinais dos nervos são transmitidos mais lentamente, mas não é comum que a força e a sensibilidade sejam afetadas ou percebidas pelas pessoas. O cérebro tem formas de compensar a perda de células nervosas que ocorrem com o envelhecimento. Pode ocorrer uma redução de força e sensibilidade em casos de o idoso ter nervos danificados.