Arquivo Mensal: Janeiro 2021

  1. Janeiro Branco e as doenças mentais

    Todo cuidado conta é o tema do Janeiro Branco, campanha voltada à saúde mental.

    Fábio Luz é médico psiquiatra e, em conversa com o Grupo Total, fala sobre a saúde mental como um cuidado necessário a nossa saúde. Também, aborda as doenças mentais na atualidade; a pandemia do novo Coronavírus; o papel da imprensa; a incidência de casos psiquiátricos; e sinais de atenção.

    Assista a entrevista completa abaixo e pergunte-se: como você cuida da sua saúde mental hoje?

     

    Leia mais »
  2. Verão e doenças associadas ao Aedes aegypti

    As constantes chuvas e o calor são condições favoráveis para aumentar a proliferação do Aedes Aegypti, um mosquito que já se reproduz o ano todo. Por isso, a chegada no verão no Brasil e do clima chuvoso em diversas regiões do país é uma preocupação de saúde pública que não deve ser negligenciada pelas autoridades da saúde e pela sociedade.

     

    Dengue

    A dengue, infelizmente, já é uma doença bem conhecida no Brasil e no mundo, causada por um vírus e transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Só em 2020, o Ministério da Saúde registrou quase 1 milhão de casos até 14 de novembro. Desses, 528 pessoas morreram. Lembre-se de não deixar água parada, principalmente em época de chuvas.

     

    Zika Vírus

    Mais um vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, o Zika Vírus apresenta sintomas semelhantes ao da dengue, que começam a aparecer de 3 a 12 dias após a transmissão. No entanto, a grande maioria das p

    Leia mais »
  3. Alergias: saiba o que é, quais os sintomas e causas

    Sabe aquele espirro que vem de repente? Que é seguido de outro, e outro mais, e vários em sequência? Isso pode ser uma reação do seu sistema imunológico a uma substância estranha no seu organismo, seja um pelo de animal, veneno de abelha, pólen, ou mesmo alguma fruta ou alimento que não cause essa reação na maioria das pessoas. Ou seja: pode ser uma alergia.

    Normalmente, o sistema imunológico se adapta ao ambiente onde está, sem provocar grandes reações, reconhecendo como inofensivas algumas substâncias como o pólen, por exemplo. Mas se o indivíduo tiver alergia a essa substância, o organismo vai combatê-la de alguma forma, pois a identifica como uma ameaça à saúde.

    Não há um padrão, as alergias são problemas crônicos que podem afetar quaisquer pessoas no mundo, em qualquer lugar, de diferentes formas. A gravidade também varia, podendo causar desde uma crise de espirros a uma anafilaxia, uma reação que pode ser fatal.

    As reações alérgicas mais comuns incluem to

    Leia mais »