A pandemia de Covid-19 fez com que as máscaras respiratórias se tornassem comuns além do ambiente médico em todo o mundo. Parte do cotidiano de todos, sabe-se que o uso de máscaras é uma medida de muita importância na contenção do vírus.

Junto aos diversos tipos e modelos de máscaras, surge a dúvida de qual modelo deve ser usado, em qual situação, e a diferença entre elas. Em sequência, as máscaras com maior poder de proteção são: PFF2 ou N95, KN95, máscara cirúrgica e máscara de tecido. Conheça mais sobre elas:

 

Máscara de tecido

Confeccionadas com tecido, possui grande variação de modelos, materiais e cores. Sua produção é artesanal e por ser feita com pano, é lavável e reutilizável.

Recomendação: Uso não médico. O ideal é que elas sejam utilizadas em situações menos arriscadas, como em locais bem ventilados ou ao ar livre.

 

Máscara cirúrgica

Comumente utilizadas por profissionais de saúde, são produzidas pela indústria com materiais específicos e filtrantes. Podem conter de uma a três camadas, são descartáveis.

Recomendação: Devem ser utilizadas por no máximo duas horas consecutivas.

Eficácia: De 47% a 50%. Bem ajustada ao rosto, a máscara cirúrgica é considerada intermediária entre os modelos feitos de pano e a PFF2.

 

Máscara PFF2 (N95)

As máscaras PFF2 seguem a padronização brasileira e as máscaras N95 dizem respeito a padronização americana. Produzidas em nível industrial, os modelos de máscara PFF2 e N95 são equivalentes e possuem uma manta filtrante composta de fibras sintéticas, que impedem que partículas suspensas no ar entrem em contato com o organismo.

É importante que as máscaras PFF2 ou N95 sejam aprovadas e tenham Certificado de Aprovação emitido e vigente estampado no produto. Os órgãos brasileiro e americano responsáveis por certificar as máscaras são Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) e Niosh (National Institute for Occupational Safety and Health).

Recomendação: As máscaras do tipo PFF2 ou N95 têm uma resistência muito superior às máscaras simples, ciúrgicas ou de tecido. Recomendada aos profissionais de saúde na linha de frente e em locais lotados e com grande circulação de pessoas.

Eficácia: A eficácia mínima de filtragem de ambas é de 95% das partículas, oferecendo a melhor proteção contra aerossóis dentre as máscaras respiratórias existentes.

 

Máscara KN95

As máscaras KN95 correspondem ao padrão da Ásia. 

Recomendação: Para atestar a proteção desse modelo de máscara, é aconselhado evitar as empresas fabricantes presentes na lista geral da Anvisa de máscaras reprovadas, consideradas ineficientes pela fiscalização.

Eficácia: Em teoria, as máscaras N95 teriam eficácia semelhante a PFF2 e N95, porém não são certificadas pelo Niosh (National Institute for Occupational Safety and Health).