Arquivo Mensal: Mai 2021

  1. Maio Roxo: Entenda as Doenças Inflamatórias Intestinais

    A Doença de Crohn e a Retocolite Ulcerativasão as principais Doenças Inflamatórias Intestinais (DII) e acometem qualquer idade, tendo a faixa etária jovem adulta como principal incidência. A campanha Maio Roxo alerta sobre a identificação dessas doenças que afetam o intestino e podem ter como sintomas também manifestações extra intestinais. Tratá-las no momento correto, recuperar a qualidade de vida dos pacientes e não desenvolver riscos de consequências mais graves são seus principais objetivos.

    O coloproctologista Rogério Parra explica as DII e suas características, destacando também qual é o sinal de alarme para elas: se existe uma dor abdominal frequente, cólicas fortes, emagrecimento, anemia e diarreia com sangue ou catarro, recomenda a procura de um especialista. Assista a entrevista completa com o especialista:

     

    Leia mais »
  2. Necessidades do corpo após os 50

    Frutas e legumes ricos em betacaroteno, luteína, selênio e Vitaminas C e E atuam no corpo combatendo os radicais livres que aceleram o envelhecimento, enquanto alimentos proteicos e com substâncias relaxantes, ajudam os músculos e agem como calmantes naturais, respectivamente.

    Avaliar a dieta alimentar é um momento importante durante os 50 anos, pois nessa faixa etária, o corpo precisa de nutrientes diferentes. O estilo de vida, um sono adequado e uma boa alimentação são o que definem o conceito de envelhecimento saudável. o Instituto de Medicina dos EUA (OIM), as principais mudanças em relação a vitaminas e minerais, são:

     

    Vitamina B6

    O corpo não armazena vitamina B6, o que significa que ela precisa ser consumida todos os dias. Alimentos frescos variados em uma dieta equilibrada ajudam a suprir as necessidades dessa vitamina. É benéfica para a saúde do coração e níveis de energia, e sua necessidade para o corpo passa a

    Leia mais »
  3. Juntos contra o câncer de pele

    Todos os anos, são quase 200 mil novos casos de câncer de pele no Brasil, o que corresponde a 33% dos diagnósticos de cânceres no nosso país. É preciso uma atenção muito especial, pois a prevenção requer ações simples.

    São dois os tipos de câncer de pele mais comuns, os não melanomas (carcinona basocelular e carcinoma epidermoide), que são mais frequentes e menos graves, e os melanomas que, devido ao risco maior de apresentar metástase, acabam sendo mais graves, embora menos frequentes.

    Os sintomas do câncer de pele são bem visíveis, caracterizados por manchas na pele que podem arder, coçar, descamar e até mesmo sangrar. A doença pode apresentar ainda algumas feridas na pele (se não cicatrizar até quatro semanas, caracteriza um sintoma). Lembrando sempre que, ao sinal de qualquer sintoma, um médico deve ser procurado imediatamente, para que possa ser dado o diagnóstico precoce.

    Para que se livre do câncer de pele de vez, é necessária uma pequena cirurgia na maior

    Leia mais »