Todos os anos, são quase 200 mil novos casos de câncer de pele no Brasil, o que corresponde a 33% dos diagnósticos de cânceres no nosso país. É preciso uma atenção muito especial, pois a prevenção requer ações simples.

São dois os tipos de câncer de pele mais comuns, os não melanomas (carcinona basocelular e carcinoma epidermoide), que são mais frequentes e menos graves, e os melanomas que, devido ao risco maior de apresentar metástase, acabam sendo mais graves, embora menos frequentes.

Os sintomas do câncer de pele são bem visíveis, caracterizados por manchas na pele que podem arder, coçar, descamar e até mesmo sangrar. A doença pode apresentar ainda algumas feridas na pele (se não cicatrizar até quatro semanas, caracteriza um sintoma). Lembrando sempre que, ao sinal de qualquer sintoma, um médico deve ser procurado imediatamente, para que possa ser dado o diagnóstico precoce.

Para que se livre do câncer de pele de vez, é necessária uma pequena cirurgia na maioria das vezes, retirando a lesão. No entanto, basta se prevenir e tomar certos cuidados para evitar a doença, evitando a exposição ao sol de forma excessiva, em especial na faixa entre 10h e 16h, utilizando bonés e chapéus, óculos com proteção UV, e sempre passando protetor solar.

Só em 2020, foram registrados 176.930 casos de câncer de pele não melanoma, sendo 83.770 em homens e 93.160 em mulheres, e outros 8.450 mais casos de melanoma, sendo 4.200 homens e 4.250 mulheres, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA). O ano anterior, 2019, finalizou com 2.616 mortes em decorrência do câncer de pele. Vamos juntos mudar esses números? Vamos nos prevenir!