Arquivo Mensal: Março 2022

  1. A rinite e a sinusite são condições diferentes

     

    A parte superior da traquéia, a laringe, a faringe, o nariz e as cavidades nasais fazem parte do trato respiratório superior ou vias aéreas superiores. São justamente esses órgãos que sofrem com a rinite e a sinusite, inflamações que atacam a mucosa do nariz e dos seios da face.

     

    Condições da Rinite x Condições da Sinusite

    A cavidade nasal é constituída por duas fossas paralelas localizadas no interior do nariz, separadas pelo septo nasal. Quando há uma inflamação causada por infecções virais, bacterianas ou fúngicas, inalação de alérgenos, exposição a poluentes ou irritantes respiratórios, a rinite é desencadeada.

    Já a sinusite, consiste em uma inflamação das mucosas dos seios da face e do interior dos ossos do rosto ocasionada, na maioria das vezes, por bac

    Leia mais »
  2. Como a ressaca acontece no nosso organismo?

    O que é a ressaca e por que a sentimos?

    Divulgada em 2021, uma pesquisa do Instituto Brasileiro do Fígado (IBRAFIG) e Datafolha revelou que mais da metade da população brasileira tem o hábito de consumir bebidas alcóolicas, onde 18,8% relataram um consumo abusivo.

    A ingestão excessiva de álcool pode levar à desidratação, afetar a digestão e a circulação sanguínea. Isso acontece porque, antes de ser eliminado pelo corpo, a substância precisa ser metabolizada, o que gera uma sobrecarga nos órgãos e um desequilíbrio no organismo.

    O fígado é responsável por produzir as enzimas que absorvem o etanol. Para que a enzima produzida pelo fígado seja capaz de neutralizar o álcool, o álcool é transformado em acetilacetaldeído (substância mais tóxica que o álcool) e em seguida em ácido acético (metabólito não ativo e não tóxico).

    Enquanto esse processo ocorre, tanto o álcool, como o acetaldeído circulam pelo sangue. Além de sobrecarregar o fígad

    Leia mais »