Existe um pressuposto sobre o universo autista ser associado somente a movimentos repetitivos, como balançar-se para frente e para trás, e ao isolamento. Esse comportamento é mais comum em casos severos e graves, onde o autista encontra um conforto nesse comportamento para se ajustar a estímulos externos, que são sempre um motivo de grande sofrimento para eles.

No entanto, o autismo é muito mais do que isso. Muitos autistas são ativos na sociedade, trabalham, estudam, se formam no ensino superior e constituem família. Nenhum autista é igual ao outro, como toda pessoa é singular e possui as suas características próprias. Considerar a diversidade de características que existe dentro do Espectro Autista é ter a sensibilidade e a humanidade de enxergar esse transtorno do neurodesenvolvimento como ele realmente é, sem preconceitos.

Os principais impactos dessa condição estão relacionados a interação social e comunicação, já existem perdas nos padrões de comportamento e no desenvolvimento neurológico dos indivíduos. O autismo é uma condição que nasce e permanece com a pessoa, durante toda a vida. Por isso, encarar o autismo como um “sentimento” ou “comportamento”, não é correto.

Uma pessoa autista é capaz de evoluir, se transformar e, principalmente, superar desafios. Quem convive com o autismo necessitamde auxílio para desenvolver algumas habilidade e, de fato, todos os esforços realizados por eles são importantíssimos para que ele desenvolva uma autonomia e individualidade, apesar de suas limitações e de ter que passar por diferentes tratamentos e terapias em sua vida.

 

Quem é o autista?

“(…) uma pessoa que convive com um transtorno, um desafio extra no percurso. Uma pessoa como todas as outras que conhecemos por aí, única, singular. O autista, como qualquer um de nós, tem um universo inteiro de possibilidades e um longo caminho de aprendizado.”

“O autista é alguém que tem direitos, valores, talentos, desafios, medos, potenciais e tudo mais que nossa humanidade nos permita, tudo isso a seu próprio modo. O modo autista de ser.”

O que é uma pessoa autista?, Autismo em dia