A parte superior da traquéia, a laringe, a faringe, o nariz e as cavidades nasais fazem parte do trato respiratório superior ou vias aéreas superiores. São justamente esses órgãos que sofrem com a rinite e a sinusite, inflamações que atacam a mucosa do nariz e dos seios da face.

 

Condições da Rinite x Condições da Sinusite

A cavidade nasal é constituída por duas fossas paralelas localizadas no interior do nariz, separadas pelo septo nasal. Quando há uma inflamação causada por infecções virais, bacterianas ou fúngicas, inalação de alérgenos, exposição a poluentes ou irritantes respiratórios, a rinite é desencadeada.

Já a sinusite, consiste em uma inflamação das mucosas dos seios da face e do interior dos ossos do rosto ocasionada, na maioria das vezes, por bactérias. Dessa forma, abrange a área óssea do nariz, das maças do rosto e da região medial da testa/fronte. Pode surgir também como consequência de uma rinite alérgica, por vírus ou fungos.

 

Causas da Rinite x Causas da Sinusite

A poeira, o pólen, os pelos de animas, o mofo e a fumaça do cigarro são partículas estranhas ao corpo que podem causar alergia. Além delas, gripes e mudanças bruscas de clima são relacionados a rinite.

Existem condições e doenças que favorecem o desenvolvimento da sinusite, são elas: asma, rinite, bronquite, amigdalite, faringite, gripe e resfriados. Desvio de septo nasal, alergia respiratória, infecções bacteriana, fúngica e viral são suas principais causas.

 

Sintomas da Rinite x Sintomas da Sinusite

São sintomas da rinite: coriza, congestão nasal, espirros, olhos lacrimejantes, olheiras, coceira no nariz, nos olhos e no céu da boca. Roncos nasais, tosse, falta de ar, respiração oral, dor de cabeça, rouquidão, diminuição do paladar e do olfato são outros sinais que podem surgir.

Dor na face, dor de cabeça, febre, tosse, espirros, secreção, nariz entupido, dificuldade para respirar e inchaço ao redor dos olhos são sintomas clássicos da sinusite. Pode haver presença de secreção, perda de apetite, mau hálito e cansaço também.

 

Fontes: Superafarma e Vitae - Centro Clínico Integrado