Arquivo Mensal: Janeiro 2022

  1. Dialogar sobre a hanseníase é preciso

    Os primeiros registros da lepra são datados de 600 a.C., por isso, é considerada uma doença milenar. Em 1976, teve seu nome alterado para hanseníase como um método de combate ao preconceito e exclusão relacionados à doença. Em algumas questões, assemelha-se ao Coronavírus, doença muito conhecida em nossa atualidade: é também uma infecção respiratória; transmitida pelas vias superiores, por meio de por meio de gotículas de saliva ou secreção nasal. 

    A hanseníase não necessita do isolamento do indivíduo contaminado, pois, a partir do início do tratamento, a sua transmissão é contida. O diálogo sobre a hanseníase não se faz apenas essencial por ser uma doença com sintomas que podem ser confundidos, mas também pelo Brasil ser o segundo país com maior prevalência da doença, e pelo conceito errôneo dela não existir mais. Além de se fazer presente, é uma doença que precisa ser tratada o quanto antes.

    Leia mais »
  2. Saúde mental dos trabalhadores brasileiros em alerta

     

    Apesar de ainda ser um tabu em muitas empresas, a saúde mental se tornou o foco da preocupação de muitas corporações após quase dois anos de pandemia e períodos de isolamento total, pois as consequências psicológicas resultantes da disseminação do novo Coronavírus afetaram diretamente a saúde mental dos trabalhadores brasileiros.

    Segundo estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados (IBPAD), cerca de 70% da população empregada no Brasil se diz mais nervosa, preocupada ou tensa durante o último ano e meio. Desses, 51% relataram ter muito estresse enquanto 49% se sentem mais tristes e 55% constataram que estão com a ansiedade acentuada. No entanto, um dos dados que mais impressiona, é que 62% dos entrevistados pelo estudo declararam que não sentem apoio algum referente à saúde mental...

    Leia mais »
  3. Alerta aos surtos de gripe Influenza H3N2

    Explicação geral sobre a Gripe H2N3

    A circulação da nova cepa do vírus Influenza A está sendo relacionada à baixa adesão da população à vacina da gripe, à maior circulação de pessoas e ao relaxamento dos protocolos de proteção e combate à pandemia de Covid-19. O subtipo H3N2 do vírus Influenza A também tem sido chamado de “variante Darwin” e é a responsável pelos surtos de gripe que estão acontecendo em todo o país e já renderam alertas de epidemia.

    A vacina trivalente contra a gripe utilizada no Programa Nacional de Imunização (PNI) é fabricada pelo Instituto Butantan. Feita contra os vírus da influenza H

    Leia mais »