Arquivo Mensal: Dezembro 2019

  1. Como aproveitar as festas da melhor maneira

    Final de ano é cheio de comemorações: tem ceia de Natal, confraternizações do trabalho e dos amigos, Revéillon, enfim, oportunidades para festejar não faltam! No entanto, é preciso manter o controle e se prevenir para o excesso de comidas e bebidas consumidas nessa temporada festiva. Listamos algumas dicas para manter o organismo resistente durante o mês de dezembro, confira:

    • Mantenha-se sempre bem hidratado. Água é essencial, mas você pode abusar também de sucos de frutas e água de coco, por exemplo;

    • Exagere na ingestão de saladas, verduras e frutas. Esses alimentos vão auxiliar no bom funcionamento do seu organismo;

    • Alguns excessos devem ser evitados, entre comidas gordurosas, sal e produtos industrializados em geral;

    • Modere na ingestão de bebidas alcóólicas. Para seu corpo resistir a todas as festas, é preciso ter autorregulação. Uma opção é sempre intercalar um copo de água ao da bebida que estiver tomando.

    Essas são algumas dicas para prevenção, mas se exagerou em uma das comemorações, vale lembrar que há alguns métodos para curar a ressaca, como sucos naturais e, em último caso, comprimidos para aliviar os sintomas da ressaca que são indicados a tomar um antes e outro depois, e medicamentos que atuam sobre o fígado.

    Providencias tomadas, tenham todos um ótimo final de ano, um excelente ano novo e até 2020!

    Leia mais »
  2. Dezembro laranja: a importância do cuidado com a pele

    O último mês do ano traz festas, confraternizações, reuniões em família e com amigos, mas também é uma época para falar sobre um tema de extrema importância, o câncer de pele. A campanha Dezembro Laranja foi criada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) para alertar a população sobre o câncer de pele, seus sintomas, prevenção e tratamento. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Brasil registra uma média de 180 mil casos diagnosticados da doença por ano, ou seja, um em cada quatro casos de câncer no país, é de pele. A exposição desprotegida aos raios ultravioletas é a principal causa do câncer de pele, segundo a SBD, por isso é preciso evitar a exposição ao sol nos horários de maior incidência dos raios, entre 9h e 15h, e utilizar bloqueadores variados dos raios solares, entre chapéus, bonés, óculos com proteção UV, além do uso diário do protetor solar com fator de proteção 30, no mínimo, e reaplicação deste de duas a três horas, ou após longos períodos de imersão na água.

    As lesões iniciais podem não provocar sintomas, por isso é preciso ficar atento. O site www.kayoah.com possui uma triagem on-line, que auxilia na identificação de problemas variados de pele e indica opções para amenizar e tratar alguns desses problemas. Basta acessar o site e selecionar o menu “Triagem On-Line”. O portal, no entanto, não substitui a consulta médica, por isso é preciso atenção aos sintomas e nunca descartar a ida ao médico.

    Leia mais »
  3. Dezembro Vermelho: o mal da AIDS

    Uma das doenças que mais causa mortes em todo o mundo, a AIDS é um mal que pode ser evitado de maneira simples: com prevenção e informação. O Dezembro Vermelho é uma campanha criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1981, que visa conscientizar a população sobre os perigos e sintomas da doença, além de disseminar orientações sobre as formas de prevenção e combater o preconceito que existe aos portadores da AIDS.


    Segundo a UNAIDS, o programa conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS, até o final de 2018, cerca de 37,9 milhões de pessoas em todo o mundo conviviam com o vírus HIV. No entanto, até junho deste ano, 24,5 milhões de pessoas já possuíam o acesso à terapia antirretroviral. Tratamentos como esse ajudaram a diminuir em 33% a taxa de mortalidade relacionada à AIDS na última década, e a conscientização sobre a doença e suas maneiras de prevenção auxiliaram a diminuir as novas infecções em 16%, desde 2010.


    As orientações sobre a prevenção da AIDS são essenciais para diminuir esses números, por isso é sempre aconselhável utilizar seringas e agulhas descartáveis, sempre fazer o uso de preservativo durante as relações sexuais, e instruir mães contaminadas pelo vírus a utilizar medicamentos antirretrovirais durante a gestação para impedir a multiplicação do HIV no organismo.

    Leia mais »
  4. Voluntariado: um bem para quem faz e para quem recebe

    Ontem, dia 5 de dezembro, foi comemorado o Dia Internacional do Voluntariado, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), há 34 anos com o intuito de exaltar o espírito de solidariedade. A ação voluntária incentiva as pessoas, por meio de ações diversas, a participar juntas do desenvolvimento sustentável do nosso planeta.

    No ano 2000, a ONU estabeleceu como meta os chamados “Objetivos do Milênio”, que incluem a diminuição das taxas de pobreza extrema, fome e mortalidade infantil, possibilitar ensino básico de todos os cidadãos, garantir a igualdade entre os sexos e a sustentabilidade do planeta, entre outros. Com a participação voluntária da população, esses objetivos se tornam alcançáveis. Basta cada um fazer sua parte e demandar um pouco de tempo para o voluntariado.

    Leia mais »