Arquivo Mensal: Março 2021

  1. Campanha de Prevenção ao Câncer Colorretal

    Ações de conscientização e prevenção ao câncer colorretal são representadas pela Campanha Março Azul Marinho, que busca reverter a grande mortalidade da doença em todo o mundo. Com o objetivo de unir forças ao movimento, o oncologista clínico Eduardo Saadi Neto participou da nossa entrevista e respondeu perguntas que ajudam a disseminar informações e a enfatizar que, com exames preventivos, detecção precoce e tratamento adequado, a cura é extremamente possível. Entenda melhor essa enfermidade, que se origina no intestino:

     

    – O que é o câncer colorretal e como ele age no nosso organismo?

    O Câncer Colorretal é um tumor maligno que nasce no Intestino Grosso. O Intestino Grosso é a porção final do Trato Digestivo, responsável por metabolizar e absorver nutrientes e água. Se não for detectado precocemente, o Câncer Colorretal pode se espalhar pelo corpo e comprometer, por exemplo, fígado e pulmão.

     

    – Há formas de p

    Leia mais »
  2. Março Lilás: Prevenção do câncer cervical

    Em apoio a Campanha Março Lilás, o Grupo Total entrevistou Fabio Zola, Oncologista Clínico, sobre o câncer do colo do útero, também chamado câncer cervical. Neste mês de prevenção, atenção e combate da doença, colocamos em foco a importância do exame preventivo e informações sobre sintomas e diagnóstico. Confira a conversa completa com o médico:

    – O que é o câncer de colo de útero e como ele age no organismo da mulher?
    Também chamado de câncer cervical, é um tipo de tumor maligno que ocorre na região inferior do colo do uterino que fica localizado no fundo da vagina. Geralmente associado a uma infecção persistente por alguns tipos Papiloma humano (HPV). A infecção por esse vírus é muito frequente na população e não causa doença na maioria das vezes, mas pode ter a evolução desta infeção que leva a alterações celulares até a formação de um câncer. Como existe esse tempo entre a infecção inicial até a progressão para o tumor, pode ser descoberto e tratado a temp

    Leia mais »
  3. Vitaminas e nutrientes essenciais ao nosso cotidiano

    Um dos pilares para se manter uma vida saudável é a alimentação. Uma dieta rica e equilibrada é de extrema importância para que o nosso organismo se mantenha em atividade, pois todos os tipos de vitaminas e nutrientes têm seu propósito dentro do nosso corpo. Confira alguns desses auxílios proporcionados:

     

    Vitaminas A

    A Vitamina A auxilia na proteção da córnea, na integridade e função das células da pele e das mucosas, evitando infecções. Além disso, também tem ação antioxidante.

     

    Vitaminas B6, B9 e B12

    A Vitamina B6, encontrada em alimentos tanto de origem vegetal quanto animal, auxilia no metabolismo das proteínas, carboidratos e gorduras, sendo essencial para o aprimoramento do sistema nervoso central e da função cognitiva do organismo. Já a B9, também conhecida como ácido fólico, atua no metabolismo de aminoácidos e na síntese de DNA, que é essencial para o desenvolvimen

    Leia mais »