Arquivo Mensal: Novembro 2019

  1. Higiene bucal é essencial para saúde do corpo

    A boca é fundamental para o bom funcionamento do corpo humano. Por ficar em contato direto com o meio ambiente, é a “porta de entrada” não só de alimentos, mas de bactérias e microrganismos variados, que podem causar doenças. Por isso manter uma boa higiene bucal é essencial para a saúde do organismo como um todo.

    Escovar os dentes todos os dias, após cada refeição e antes de se deitar, pode prevenir contra cárie, mau hálito, gengivite, tártaro, entre outros malefícios. Utilizar uma escova de tamanho adequado, com cerdas macias e creme dental com flúor, além de passar o fio dental com frequência, auxilia com eficiência esse processo de limpeza. Manter uma alimentação saudável também é importante para a higiene bucal, pois as doenças que surgem na boca geralmente estão relacionadas a má alimentação, além do fumo e do consumo de álcool.

    Leia mais »
  2. Novembro Azul: um alerta ao câncer de próstata

    Campanha realizada mundialmente, o Novembro Azul é um importante alerta à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, contatado como o segundo tipo de câncer mais comuns entre os brasileiros.  A doença é mais frequente em homens com mais de 50 anos, mas não é exclusiva desta faixa etária, por isso a importância de se fazer o exame antes dessa idade, principalmente se tiver presença do câncer em parentes de primeiro grau.

    A doença surge na próstata a partir de uma multiplicação anormal das células durante seu funcionamento da glândula masculina, provocando o surgimento do tumor. O Instituto Nacional de Câncer estima mais de 68 mil casos do câncer de próstata de 2018 até o final deste ano, resultando numa média de 66 novos casos a cada 100 mil homens.

    A doença apresenta poucos sintomas, por isso o

    Leia mais »
  3. Os benefícios da caminhada

    Um dos exercícios mais antigos da humanidade continua surtindo ótimos efeitos para a saúde humana. A caminhada é um exercício aeróbico que pode ser realizado por qualquer pessoa, em qualquer lugar, sem a necessidade de um aparelho específico, além de ser fácil e eficaz para a saúde humana. Por exemplo, caminhar 30 minutos, ao menos três vezes por semana, é um tratamento eficiente contra a depressão aguda. 

    Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a caminhada diminui os riscos de problemas cardíacos, melhora a circulação sanguínea, auxilia com ansiedade e estresse, tonifica e fortalece os músculos, reduz pressão sanguínea e níveis de colesterol, combate o diabetes, previne contra osteoporose e aumenta a imunidade do organismo.

    No entanto, antes de colocar o tênis e sair andando, é preciso realizar um aquecimento e ingerir alimentos leves apenas. Após o exercício feito, um alongamento é necessário.

    Leia mais »
  4. Os riscos da desidratação

    As temperaturas ficando cada vez mais altas exigem que um corpo como o do ser humano, formado 70% de água, se mantenha sempre hidratado. O verão é o ápice do calor, fazendo com que o corpo transpire mais e elimine, junto com a água, grandes quantidades de sais mineiras, que por sua vez são responsáveis por manter as células e órgãos vitais em atividade e bem nutridos. A desidratação ocorre quando perdemos mais água que ingerimos, por isso a importância de bebermos líquidos o tempo todo, principalmente no verão.

    A desidratação pode ser constatada com alguns sinais, como boca seca, prisão de ventre, dores de cabeça, tonturas, indisposição e cansaço, pele seca e diminuição na produção de urina. Crianças e idosos estão mais propensos a desidratar, principalmente os adultos, uma vez que o estímulo do corpo para provocar sede fica menos eficiente. 

    Chás gelados e quentes, frutas ricas em água (melão, melancia, kiwi, laranja, morango, entre outras), e água de coco são ótimos recursos para hidratar o corpo, mas nada é tão importante e tão eficiente quanto a água pura.

    Leia mais »