Arquivo Mensal: Abril 2021

  1. Vacinas Brasileiras: promessas nacionais contra a Covid-19

    Vacinas Brasileiras: promessas nacionais contra a Covid-19

    A população não ve a hora de ter sua maioria vacinada para diminuir exponencialmente o número de mortes causadas pela Covid-19 e decretar o final da pandemia. Na esperança de que seja possível acelerar o processo e gerar anticorpos ainda mais resistentes, os pesquisadores brasileiros estão desenvolvendo novas vacinas. Confira que estão em maior evidência:

    Butanvac (Instituto Butantan)

    Uma vez que já realizou os testes de laboratório, a Butanvac já está preparada para iniciar a fases do teste clínico, uma que verifica se o imunizante é seguro (fase 1), e outra que avalia as respostas do sistema imunológico (fase 2). O instituto já solicitou a autorização para a Anvisa no final de abril e aguarda um parecer para avançar esta etapa que pode durar até 20 semanas.

    Esta vacina utiliza um vírus que causa a gripe aviária, sendo inofensivo para o ser humano, modificand

    Leia mais »
  2. Autismo: um transtorno do neurodesenvolvimento

    Criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Mundial da Conscientização do Autismo é celebrado no mês de abril, assim como as campanhas nacionais que chamam a atenção para o assunto: Abril Azul e Abril Multicolorido.
    Acompanhe a entrevista com a médica pedriatra Lilian Nakachima Yamada, que detalha informações importantes sobre o Transtorno do Espectro Autista, explicando os eixos do transtorno, quais são as terapias de apoio e como você pode ajudar as famílias que possuem um membro autista.

     

    Leia mais »
  3. Hemofilia: um distúrbio que altera a coagulação do sangue

    A hemofilia é o mais habitual distúrbio hemorrágico que leva a sangramentos, mas isso não significa que os hemofílicos, como são chamados os indivíduos que possuem a doença genético-hereditária, sangram mais que outras pessoas. Pessoas com hemofilia sangram por mais tempo, pois essa doença rara é causada por uma deficiência de elementos da coagulação sanguínea, ou seja, a doença impede a coagulação e o sangue não é estancado.

    Na maior parte dos casos, acontece por uma mutação genética em parte do cromossomo X, passada das mães para os filhos do sexo masculino. Em outros casos, pode estar presente em uma sequência familiar, se manifestando em determinas gerações e parentes.

    Além disso, existem vários tipos de hemofilia e classificações de gravidade, que pode ser considerada como leve, moderada ou grave. Consequência de uma deficiência ou disfunção de proteínas, o tipo A (fator da coagulação VIII) e o tipo B (fator da coagulação IX), são os seus tipos mais comuns. Os f

    Leia mais »
  4. Saiba quais as restrições nas fases vermelha, laranja, amarela, verde e azul

    A vacinação já começou, mas isso não significa que a pandemia acabou. Por outro lado, os protocolos de segurança nunca foram tão importantes em uma fase tão aguda de contaminação pelo novo coronavírus em todo o Brasil. Pensando na proteção da população, o governo de São Paulo estabeleceu um plano que separa as fases da pandemia por cores, cada uma com um grau de restrição. Entenda todas as fases:

     

    Fase Emergencial

    Antes do lockdown, essa é a mais restritiva das fases. A grande maioria dos estabelecimentos não podem atender ao público presencialmente. Escritórios em geral, repartições públicas e serviços de tecnologia da informação, somente via telefone. Estabelecimentos comerciais em geral, de material de construção e produtos eletrônicos podem vender somente via delivery (entrega em casa) ou drive-thru (retirada do produto sem sair do carro) das 5h às 20h. Supermercados abrem das 5h às 20h, mas não aos domingos e eventos esportivos são

    Leia mais »