Campanha realizada mundialmente, o Novembro Azul é um importante alerta à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, contatado como o segundo tipo de câncer mais comuns entre os brasileiros.  A doença é mais frequente em homens com mais de 50 anos, mas não é exclusiva desta faixa etária, por isso a importância de se fazer o exame antes dessa idade, principalmente se tiver presença do câncer em parentes de primeiro grau.

A doença surge na próstata a partir de uma multiplicação anormal das células durante seu funcionamento da glândula masculina, provocando o surgimento do tumor. O Instituto Nacional de Câncer estima mais de 68 mil casos do câncer de próstata de 2018 até o final deste ano, resultando numa média de 66 novos casos a cada 100 mil homens.

A doença apresenta poucos sintomas, por isso o exame para constatar o diagnóstico precoce deve ser realizado a cada ano, para acompanhamento do médico. É possível diminuir o risco mantendo hábitos saudáveis, como equilibrar a alimentação, exercer atividade física regular, evitar cigarros e ficar atento à pressão alta, diabetes e problemas de colesterol.