A vacina contra a Covid-19 tem se provado extremamente eficaz para diminuir o contágio e praticamente zerar os números de mortes nos locais onde já foi aplicada em uma média entre 70% e 80% da população, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Apesar de nenhuma vacina hoje do mercado garantir a eficácia de 100%, a forma mais grave da doença após o contato com o novo coronavírus é evitada com sucesso pelos imunizantes. As agências reguladoras nacionais, como a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) no Brasil, analisam todos os dados provenientes dos ensaios clínicos das vacinas antes de autorizar o uso dessas, que continuam sendo acompanhadas e monitoradas de perto, mesmo após a aprovação.

No entanto, durante o período entre as duas doses das vacinas, é preciso manter as medidas de distanciamento social, isolamento e o uso constante de máscaras, uma vez que os anticorpos responsáveis por impedir a infecção pelo vírus ainda estão se formando dentro do organismo. Além disso, até que se alcance uma alta porcentagem da população vacinada, essas medidas cautelares devem permanecer por segurança, tenha tomado as duas doses ou mesmo a dose única que algumas vacinas oferecem.

Uma das perguntas que não querem calar, entretanto, é sobre o consumo de bebidas alcoólicas durante a vacinação. Afinal, pode-se beber álcool após a aplicação da vacina ou não? Depende da quantidade. Pesquisas mostraram que doses moderadas destas bebidas podem não afetar a resposta do imunizante, no entanto, altas quantidades de álcool no organismo podem afetá-lo como um todo, suprimindo o sistema imunológico e interferindo diretamente no processo da vacina. Na dúvida da quantidade, o melhor é evitar a bebida alcoólica durante alguns dias após a aplicação da vacina.

Ainda não se tem certeza do período de atuação dos anticorpos gerados pelas vacinas. Estudos preliminares apontam que, pelo menos, seis meses de imunização estão garantidos. Assim como a gripe, a Covid-19 também deve requerer vacinação periódica para manter a imunidade, e esse período deve variar de vacina para vacina.

E lembre-se sempre: a vacina é um recurso de proteção coletiva, não individual. Por isso é preciso que boa parte de uma comunidade esteja vacinada para de fato combater o vírus. Vacinar-se é um ato que ajuda a salvar não só a sua vida, mas a vida das pessoas que você ama, seus vizinhos, seu bairro, sua cidade, seu país! Muito mais que vacinação, a regressão da pandemia também depende da conscientização.