O simples ato de ter uma boa noite de sono traz muitos benefícios para a saúde, tendo grande importância para o organismo. Durante a noite, enquanto dormimos, o nosso corpo começa a exercer algumas atividades de restauração, entre síntese de proteínas, reparo nos tecidos danificados durante o dia, recuperação de energias e crescimento muscular. Segundo especialistas, um adulto precisa dormir, pelo menos, de 7 a 8 horas diárias, enquanto um adolescente deve ficar na média de 8 a 10 horas de sono, a criança de 9 a 13 e um bebê necessita dormir de 12 a 16 horas no dia.

Mas como dormir bem pode nos ajudar? Entre os benefícios que uma boa noite de sono pode proporcionar ao organismos, estão a melhora da imunidade, da concentração e do humor, além de manter uma mente, coração e físico mais saudáveis, isso sem contar os acidentes que previne, que geralmente ocorrem por conta do cansaço. Mas uma noite bem dormida de sono previne o indivíduo também contra:

  • A obesidade: quem dorme menos de 6 horas/noite está mais propenso a ganhar peso que as pessoas que têm um sono regular, segundo estudos.
  • Doenças cardiovasculares: os distúrbios de sono estão associados a um aumento no risco de desenvolver hipertensão e irregularidade de batimentos cardíacos.
  • Diabetes: privar-se de sono pode influenciar no controle do açúcar no sangue pela insulina, desregulando o mesmo e podendo desenvolver diabetes tipo 2.
  • Transtornos mentais: infelizmente é comprovado que os distúrbios de sono se relacionam a problemas de saúde mental, em especial à depressão.
  • Diminuição na imunidade: não dormir bem afeta os níveis de mediadores inflamatórios e, consequentemente, diminui a capacidade do organismo de combater infecções diversas.
  • Resfriados: quem dorme pouco (menos de 7 horas, mais especificamente), tem chances de desenvolver os sintomas dos resfriados de maneira muito mais frequente até três vezes mais que as pessoas que dormem bem.