A vacinação já começou, mas isso não significa que a pandemia acabou. Por outro lado, os protocolos de segurança nunca foram tão importantes em uma fase tão aguda de contaminação pelo novo coronavírus em todo o Brasil. Pensando na proteção da população, o governo de São Paulo estabeleceu um plano que separa as fases da pandemia por cores, cada uma com um grau de restrição. Entenda todas as fases:

 

Fase Emergencial

Antes do lockdown, essa é a mais restritiva das fases. A grande maioria dos estabelecimentos não podem atender ao público presencialmente. Escritórios em geral, repartições públicas e serviços de tecnologia da informação, somente via telefone. Estabelecimentos comerciais em geral, de material de construção e produtos eletrônicos podem vender somente via delivery (entrega em casa) ou drive-thru (retirada do produto sem sair do carro) das 5h às 20h. Supermercados abrem das 5h às 20h, mas não aos domingos e eventos esportivos são suspensos, assim como as escolas entram em recesso.

 

Fase Vermelha

Significa que estamos na fase de contágio, então apenas os serviços essenciais são liberados. O comércio em geral, shoppings, serviços, bares, salões de beleza, barbearias, academias e eventos culturais não têm permissão para abrir as portas ao público, e a venda de bebida alcóolica é permitida das 6h às 20h. São consideradas atividades essenciais, e podem funcionar: os setores de alimentação (super e hipermercados, açougues, padarias), de saúde (hospitais, farmácias, clínicas odontológicas, veterinários), de abastecimento (postos de combustíveis, lojas de material de construção, de segurança e de comunicação (empresas jornalísticas e de radiodifusão). Bares e restaurantes seguem com delivery e drive-thru apenas.

 

Fase Laranja

Nesta fase é preciso uma atenção especial, pois há algumas liberações. As regras da fase vermelha permanecem como maioria, mas dentro das liberações, os shoppings, comércios e serviços, salões de beleza, academias, restaurantes e eventos podem funcionar com capacidade limitada a 40% do seu total e horário reduzido, sendo somente 8h de funcionamento (desde que entre 6h às 20h). Bares ainda não podem abrir para consumo no local.

 

Fase Amarela

É uma fase mais controlada, logo há uma liberação maior de atividades. Em relação à fase anterior, há um aumento de 8h de funcionamento para 12h (desde que entre 6h e 22h) para os shoppings e o comércio. Já os serviços, restaurantes, salões de beleza, academias e eventos passam a ter 10h de funcionamento permitidas e não há mais restrições em relação à venda de bebida alcóolica.

 

Fase Verde

Significa que os casos estão diminuindo cada vez mais, então diminuem também as restrições. A capacidade dos estabelecimentos que atendem ao público passa a permitir 60% do seu total, e os serviços, restaurantes, salões de beleza, academias e eventos passam para 12h de funcionamento.

 

Fase Azul

A fase na qual a Covid-19 está controlada e há a liberação de todas as atividades, seguindo protocolos de saúde. É a retomada da economia dentro do “novo normal”, e terminam as restrições de horários e capacidade.

 

MAS, ATENÇÃO!

As atividades que geram aglomerações são proibidas em todas as fases citadas acima, mesmo a mais branda, que seria a Azul. Também é preciso ressaltar que todas as fases exigem protocolos de saúde, como o uso de máscaras, distanciamento social (os estabelecimentos devem possuir sinalizações indicando o distanciamento e uso de máscara), além de álcool em gel disponível ao público e demais protocolos setoriais de cada segmento