As constantes chuvas e o calor são condições favoráveis para aumentar a proliferação do Aedes Aegypti, um mosquito que já se reproduz o ano todo. Por isso, a chegada no verão no Brasil e do clima chuvoso em diversas regiões do país é uma preocupação de saúde pública que não deve ser negligenciada pelas autoridades da saúde e pela sociedade.

 

Dengue

A dengue, infelizmente, já é uma doença bem conhecida no Brasil e no mundo, causada por um vírus e transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Só em 2020, o Ministério da Saúde registrou quase 1 milhão de casos até 14 de novembro. Desses, 528 pessoas morreram. Lembre-se de não deixar água parada, principalmente em época de chuvas.

 

Zika Vírus

Mais um vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, o Zika Vírus apresenta sintomas semelhantes ao da dengue, que começam a aparecer de 3 a 12 dias após a transmissão. No entanto, a grande maioria das pessoas que contraem o vírus acabam não apresentando tais sintomas. O Zika Vírus pode causar alterações congênitas no feto durante a gravidez, como a microcefalia, porém não existe um tratamento certo para a doença, apenas para o alívio de sintomas.

 

CHIKV

CHIKV, causador da febre Chikungunya, também possui o mosquito Aedes aegypti como vetor. Assim como a dengue, seus sintomas são febre, mal-estar, cansaço, dores de cabeça e no corpo. A diferença é a consequência nas articulações: o vírus ataca as juntas, causando inflamações, inchaço, dores fortes, vermelhidão e calor local.

 

Prevenção e combate ao Aedes aegypti

Transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, a prevenção essencial para a dengue, Zika e Chikungunya é combater a presença e proliferação do mosquito. As ações que devem ser tomadas pela população são de consciência social e estão principalmente relacionadas com a limpeza de locais frequentados diariamente e o cuidado com áreas passíveis de armazenarem água. Tudo isso evita a criação de focos do mosquito.

 

Cuidados com a família

O cuidado pessoal, com as crianças e com a família pode ser ainda mais decisivo no papel da prevenção. No formato de loção hidratante, aerossol e spray refrescante, os repelentes de inseto podem ter longa duração, durando até 9 ou 12 horas, ou proteger por 4 ou 6 horas de maneira eficaz.

Os produtos desenvolvidos pela linha Xô Inseto são exemplos de combate eficaz ao Aedes aegypti, além de conterem aloe e vera, perfume especial, formulação leve e não oleosa, garantindo proteção e segurança para toda a família, e serem dermatologicamente testados. Sua alta proteção contra os insetos o torna efetivo contra o mosquito transmissor da febre amarela, dengue, Zika e Chikungunya.