Sabe aquele espirro que vem de repente? Que é seguido de outro, e outro mais, e vários em sequência? Isso pode ser uma reação do seu sistema imunológico a uma substância estranha no seu organismo, seja um pelo de animal, veneno de abelha, pólen, ou mesmo alguma fruta ou alimento que não cause essa reação na maioria das pessoas. Ou seja: pode ser uma alergia.

Normalmente, o sistema imunológico se adapta ao ambiente onde está, sem provocar grandes reações, reconhecendo como inofensivas algumas substâncias como o pólen, por exemplo. Mas se o indivíduo tiver alergia a essa substância, o organismo vai combatê-la de alguma forma, pois a identifica como uma ameaça à saúde.

Não há um padrão, as alergias são problemas crônicos que podem afetar quaisquer pessoas no mundo, em qualquer lugar, de diferentes formas. A gravidade também varia, podendo causar desde uma crise de espirros a uma anafilaxia, uma reação que pode ser fatal.

As reações alérgicas mais comuns incluem tontura, espirros, falta de ar (que pode ser grave), vômito, náusea, erupções cutâneas, queda de pressão arterial e até perda de consciência.

Entre os principais fatores que causam alergia estão resíduos de ácaros e baratas, pelos e outros elementos de origem animal, drogas em geral, alguns alimentos (estre os mais usuais estão o leite, castanhas, glúten, ovos, trigo e frutos do mar), picadas de abelhas ou mosquitos, mofo, pólen, resinas de plantas, níquel e látex.

Não há uma forma de prevenção às alergias. A melhor forma de evitá-las é identificando o que causa esse mal ao seu organismo e evitar a substância ao máximo.