Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla: Empoderamento e Concretização da Inclusão Social

Hoje tem início as comemorações da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que foram instituídas por lei em 2017, mas é comemorada desde 1964. O tema definido para a campanha de 2020 “Protagonismo Empodera e Concretiza a Inclusão Social” apresentado pela Federação Nacional das Apaes (Fenapaes), promovendo que essas pessoas sejam identificadas e valorizadas em nossa sociedade.
Em um cenário impactado pela pandemia do Covid-19, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) adaptaram suas ações para o ambiente digital, com foco em rede social e plataforma de vídeos, onde serão abordados assuntos como: autonomia e artes, práticas esportivas, direitos, inclusão no trabalho, importância do papel familiar, vida sexual e afetiva e educação.
Debates e ações estratégicas serão fomentadas para destacar o papel da pessoa com deficiência intelectual e múltipla na sociedade, assim como sua efetiva inclusão social e combate ao preconceito e discriminação. As pessoas em situação de deficiência ainda se encontram fragilizadas quando se trata de serem ouvidas e respeitadas em suas proposições e intervenções reivindicatórias, pois tendem a encarar atitudes discriminatórias e excludentes.
A importância do tema escolhido está em evidenciar os conceitos que constituem e integram o protagonismo dessa parcela da nossa sociedade, além incentivar o empoderamento dela e a concretização da inclusão social. Essas são conquistas complexas e extremamente importantes, resultantes de duras lutas, divergências e heranças culturais advindas do modo de pensar e agir da sociedade.