Dia das Apaes: a importância da instituição e da inclusão

dezembro 11, 2020 by Paulo Gomes0
apae-sp-1573770262807_v2_1920x1279.jpg

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), fundada no Rio de Janeiro em 1954, é uma organização social que tem como objetivo principal promover a atenção integral às pessoas com deficiência intelectual e múltipla. Hoje, a Associação está espalhada por mais de 2,2 mil municípios e dividida em 24 Federações Estaduais (Feapaes) em todo o país. Seu objetivo é se desenvolver para expandir sua cobertura. Hoje, atende 250 mil brasileiros com deficiência intelectual e deficiência múltipla todos os dias.

O Dia Nacional das Apaes foi instituído em 2001 por meio da Lei Federal nº 10.242, visando promover a luta pelos direitos das pessoas com deficiência intelectual e múltipla. Apesar da comemoração ser no dia 11 de dezembro, a inclusão é um valor necessário diariamente.

Ao longo de sua vida, a Apae reuniu conquistas importantes, como a inserção do Teste do Pezinho na rede pública de saúde, a inserção da linguagem artística e o uso da prática esportiva como ferramentas educacionais para a formação de pessoas com deficiência.

A inclusão social não acontece apenas fisicamente, mas para que seja possível respeitar as diferenças e atender às necessidades de todos igualmente, é necessário que alguns conceitos sejam revistos. Atividades em grupo que incluam pessoas com e sem deficiência, além de ações que adaptem o espaço para torná-lo acessível, são atitudes que promovem a inclusão e, portanto, ajudam a estabelecer um novo pensamento entre uma comunidade. O objetivo final é que a inclusão não seja mais uma necessidade, mas uma cultura praticada diariamente.


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *




(17) 3279 3809



LOCALIZAÇÃO

Rua Senador Virgílio Rodrigues Alves
430, Centro – Olímpia / SP


E-MAIL

adm@totalpopular.com.br


Aqui é BARATO de verdade!




Desenvolvido por Audiovisual Comunicação Integrada – 2018.