27 de agosto é dia de homenagear um profissional que tem sido de suma importância neste momento: o psicólogo. A saúde mental e os problemas enfrentados por grande parte da sociedade brasileira – como a ansiedade, depressão, crise do pânico e fobias – junto a limitação do ir e vir e do convívio social tornaram-se pauta junto a pandemia.

 

Para que a saúde mental, pensamentos, ideias e sentimentos estejam em equilíbrio, é necessário um cuidado especial e acompanhamento profissional. O psicólogo cura com a palavra: é ele quem ajuda o ser humano a racionalizar emoções confusas e incompreensíveis, além de auxiliá-lo a lidar com os diversos acontecimentos e questões do cotidiano.

 

A assistência do profissional é essencial para ajustar comportamentos e atitudes, administrar impactos emocionais, compartilhar sentimentos, promover a saúde e prevenir doenças. Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), um completo bem-estar abriga todas as vertentes do físico, social e mental, sendo o último parte fundamental e complementar para que as funções orgânicas do nosso corpo funcionem com plenitude. Então, como fazer isso? Existem algumas recomendações para preservar nosso emocional neste período.

 

DICAS PARA PROTEGER A SAÚDE MENTAL NA PANDEMIA

1) Limite o tempo de consumo de notícias e redes sociais. Evite notícias falsas e sempre verifique suas fontes.

2) Crie uma rotina de atividade física e pratique exercícios. Alimente-se bem e mantenha o sono regular, já que essas questões têm uma influência direta no equilíbrio emocional.

3) Tire um tempo para você, se distraia e cultive laços efetivos, mesmo que a distância. Mantenha o contato por mensagens, ligações ou vídeos.

4) Observe suas emoções e suas demandas internas. Não ignore sentimentos e procure ajuda quando sentir necessidade ou sinais de alerta surgirem.