Alimentações diferentes: entenda as restrições dos vegetarianos, veganos, celíacos e intolerantes

Alimentação é fator fundamental para uma vida mais saudável e, em certos casos, essencial. Os alimentos que escolhemos para nosso consumo diário intervêm diretamente no funcionamento de diferentes partes de nosso organismo. Seja por opção ou por necessidade, novos hábitos alimentares surgiram. Confira um pouco mais sobre as diferentes condições que encontramos hoje:
Vegetariano e vegano
A principal diferença entre o veganismo e o vegetarianismo é referente à origem dos alimentos. O vegano não consome nada de origem animal, seja direta ou indiretamente, como carne, leite, ovos, queijo. Já o vegetariano não se alimenta de carnes, mas não tem problema em comer outros alimentos de origem animal.
O que é a doença celíaca?
O sistema imunológico do paciente celíaco possui uma reação exagerada ao glúten, que é a proteína encontrada no trigo, cevada, centeio e malte. A pessoa com essa doença não possui a enzima responsável por quebrar o glúten, por isso não consegue processar essa proteína, fazendo com que a imunidade do organismo reaja ao glúten e ataque a mucosa do intestino delgado, prejudicando o funcionamento do órgão.
Qual a causa da intolerância à lactose?
Intolerância à lactose é uma condição bastante comum, na qual o organismo não consegue produzir, ou produz parcialmente, a lactase, enzima responsável pela quebra da lactose. Se o açúcar não é digerido conforme o necessário, ele fica acumulado no intestino da pessoa e acaba fermentado pelas bactérias, o que causa não só mal-estar como também diarreia, dor de cabeça, náusea, azia, gases e inchaço abdominal.