idosos-total.jpg

Qual a melhor forma de repor cálcio? 4 maneiras recomendadas pelos médicos

janeiro 27, 2018 by audiovisual0

A gente não precisa se inundar em muitas pesquisas científicas para saber que a absorção de cálcio é menor à medida que ficamos mais velhos. Mas, há uma pergunta que intriga: qual a melhor forma de repor cálcio?

Foi para responder exatamente essa pergunta que criamos esse conteúdo.

Antes, porém, vamos entender como funciona o cálcio no corpo humano e o porquê de absorvemos menos quantidade dele ao longo do tempo.

Se você tem mais de 50 anos, saiba que a leitura deste artigo é imprescindível para a sua saúde – você pode evitar a osteoporose e outras doenças de forma muito simples!

O cálcio e os anos que vão passando

Com o corpo humano envelhecendo, o funcionamento e as reservas tendem a ter consequências negativas. Isso faz parte do processo natural do ser humano.

Uma das deficiências é quanto ao cálcio. Após os 50 anos é muito raro encontrar pessoas que consigam obter vitaminas e minerais apenas com a alimentação.

O resultado é a necessidade do uso de suplementos.

Aliás, o cálcio é um desses elementos que precisam ser repostos já que os alimentos ricos como o leite, iogurtes, queijos, brócolis e amêndoas não dão mais conta de suprir a necessidade do corpo.

Em números, um adulto saudável precisa consumir 1.000 miligramas diários de cálcio – o que equivale a 3 copos de leite.

Isso quer dizer que na fase adulta e na velhice tomar 3 copos de leite resolveria o problema da falta de cálcio?

Não. Isso não acontece porque o corpo não consegue absorver todo o cálcio.

E é por isso que é tão importante saber qual a melhor forma de repor o cálcioque o corpo humano precisa para uma vida saudável.

O cálcio é essencial para a construção e a manutenção dos ossos e também dos dentes.

4 maneiras recomendadas pelos médicos para repor o cálcio

A lista abaixo foi criada a partir de orientações clínicas, feita pelos médicos especialistas no assunto, tais como os geriatras.

O nosso foco foi citar apenas aquelas medidas que realmente são saudáveis, portanto, considere que também existem outras.

Para cada uma das alternativas abaixo, em caso de dúvidas, você pode procurar um especialista na área.

Por exemplo, para saber mais sobre os alimentos indicados, vá até um nutricionista e para entender melhor os suplementos tire dúvidas com o seu farmacêutico.

1 – A alimentação adequada

Para quem quer saber qual a melhor forma de repor cálcio, a melhor resposta está neste tópico: com a alimentação.

Existem alimentos que prejudicam a absorção do cálcio no organismo e, por isso, devem ser consumidos em pequenas quantidades.

Alguns deles são: carnes vermelhas, mexilhão, ervilhas e morango. Ah, a cafeína em excesso também prejudica a absorção do cálcio no organismo.

Por outro lado, para ajudar nessa absorção, são indicados alimentos como feijão, ovo, sardinha e a laranja.

E existe ainda uma lista daqueles que são ricos em cálcio: tofu, linhaça, rúcula, gergelim, brócolis.

2 – A exposição ao sol de forma saudável

A vitamina D, que vem especialmente do sol, auxilia muito na fixação de cálcio nos ossos do corpo humano.

Então, a dica é sempre se adaptar a banhos de sol em horários delimitados, que excluem o horário que vai entre as 10 horas da manhã e as 4 horas da tarde.

Conforme informações dos médicos, a recomendação é que as pessoas mais velhas e todas aquelas que precisam de mais cálcio no organismo façam caminhadas leves e ao ar livre no período da manhã ou no fim da tarde.

Use bonés, protetores solares e beba muita água também.

3 – A prática dos exercícios físicos

Ainda tem dúvida de qual a melhor forma de repor cálcio? Saiba que praticar exercícios físicos é outra maneira totalmente saudável e recomendável.

E você não precisa ser um “Usain Bolt” da vida ou correr maratonas toda semana.

Na verdade, as caminhadas leves já são indicadas como componente importante na absorção do cálcio e estimulante na acumulação desse nutriente nos ossos.

O melhor de tudo é que ao praticar essas atividades, você consegue se expor ao sol de forma cuidadosa e ainda pratica atividade física, dois pontos importantes para repor o cálcio que falta no organismo.

4 – O uso de suplementos

Calma, que já vamos explicar uma coisa: essa também é uma dica recomendável pelos médicos.

O fato é que na maior parte das vezes, as 3 recomendações acima são as mais contundentes e aconselháveis.

Mas, não é raro que elas não gerem todo resultado que seria necessário para uma vida rica em cálcio.

Então, nesses casos mais acentuados, os médicos podem sim aconselhar o uso de suplementos que tem como foco o cálcio.

Entenda que o suplemento nada mais é do que uma complementação mineral indicada para quem ingere quantidades pequenas da média aconselhável.

E vale dizer ainda que essa é uma medida cuidadosa porque o que se sabe é que em idosos, quando a quantidade diária de cálcio fica menor do que 800 miligramas os riscos de fratura de ossos são muito maiores.

Neste último tópico você tem que entender que nunca é aconselhável comprar tais suplementos sem a prescrição de um médico ou a ajuda de um farmacêutico.

Eles são profissionais que podem te orientar quanto ao uso e os efeitos deste composto usados para repor o cálcio do corpo.

E quando o cálcio não é reposto… O que acontece?

Bem, se você acha que saber qual a melhor forma de repor o cálcio no organismo não é importante para você, considere que isso poderia acarretar um prejuízo grande no decorrer dos anos.

Estamos falando especialmente da osteoporose.

Mas, também podemos citar os sintomas mais incômodos dessa doença, como a dor na coluna, a depressão, a ansiedade, as doenças periodontais, a artrite.

Então, a ideia não é te colocar medo ou dizer que quando ficar mais velho você vai ter problemas de saúde. Não é isso!

Nosso objetivo, desde o início, é te ajudar a entender como o cálcio age no corpo e qual a importância dele.

Observe que com pequenas mudanças de comportamento no dia a dia você pode ter uma vida mais longa, mais saudável e sem problemas nos ossos e nos dentes.



0 comments

  • Jessica Brown

    setembro 8, 2015 at 10:44 am

    Credibly reintermediate backend ideas for cross-platform models. Continually reintermediate integrated processes through technically sound intellectual capital. Holistically foster superior methodologies without market-driven best practices.

    Reply

  • Grahame Meadows

    setembro 8, 2015 at 10:44 am

    Leverage agile frameworks to provide a robust synopsis for high level overviews. Iterative approaches to corporate strategy foster collaborative thinking to further the overall value proposition. Organically grow the holistic world view of disruptive innovation via workplace diversity and empowerment.

    Reply

    • Jessica Brown

      setembro 8, 2015 at 10:45 am

      Proactively envisioned multimedia based expertise and cross-media growth strategies. Seamlessly visualize quality intellectual capital without superior collaboration and idea-sharing. Holistically pontificate installed base portals after maintainable products.

      Phosfluorescently engage worldwide methodologies with web-enabled technology. Interactively coordinate proactive e-commerce via process-centric \”outside the box\” thinking. Completely pursue scalable customer service through sustainable potentialities.

      Reply

      • Tom Monroe

        setembro 8, 2015 at 10:45 am

        Podcasting operational change management inside of workflows to establish a framework. Taking seamless key performance indicators offline to maximise the long tail. Keeping your eye on the ball while performing a deep dive on the start-up mentality to derive convergence on cross-platform integration.

        Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *




17 3279-3809



LOCALIZAÇÃO

Rua Senador Virgílio Rodrigues Alves
430, Centro – Olímpia / SP


E-MAIL

adm@totalpopular.com.br


Aqui é BARATO de verdade!




Desenvolvido por Audiovisual Comunicação Integrada – 2018.